CES/PE emite Nota de Repúdio pelo posicionamento do pneumologista Blancard Torres por defender cloroquina como tratamento da Covid-19
O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), durante a 517ª Reunião Ordinária, realizada no dia 09 de setembro de 2020, decidiu posicionar-se por meio de Nota de Repúdio sobre o posicionamento do médico pneumologista Blancard Torres, professor da UFPE, que no dia 08 de setembro, participou no Palácio do Planalto, em Brasília, de um encontro com o presidente Jair Bolsonaro para defender o uso da CLOROQUINA em pacientes com Covid-19. Como órgão de defesa da saúde do povo pernambucano, o CES/PE viu com muita preocupação a defesa do médico sobre a profilaxia em pacientes contaminados pelo novo coronavírus, pois não há até agora, nenhuma evidência científica atestando a eficiência desta droga na cura desta doença.
Os estudos com a cloroquina, no Brasil e em várias partes do mundo, não mostraram resultados seguros para tratar a Covid-19. Por esta razão, o CES/PE vem se baseando no que determinam as autoridades sanitárias e especialistas de renome, para não estimular a população a crer que a cloroquina seja a cura de uma doença com sintomas e reações ainda misteriosas para a classe médica e científica.
A pandemia da Covid-19 já ceifou mais de 130 mil vidas no Brasil, e a recomendação da Cloroquina por seus efeitos colaterais pode ser perigosa e até fatal. O CES/PE lamenta e repudia que profissionais da área médica defendam o uso do medicamento como se ele fosse milagroso, quando na verdade, seu uso não confirmou qualquer alteração na cura dos pacientes.