Rede de Atenção Psicossocial é pauta na 515ª Reunião Ordinária do CES/PE

O Pleno do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco apreciou, na tarde da quarta-feira (12/02), na 515ª Reunião Ordinária do CES, a pauta do Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O processo de desinstitucionalização em saúde mental, ou seja, da desconstrução das práticas manicomiais, faz parte das principais frentes de atuação da Política Estadual de Saúde Mental. 

A exposição do tema foi realizada pelo Gerente de Atenção a Saúde Mental (GASAM/ SES-PE) João Marcelo Costa Ferreira. O Movimento da Luta Antimanicomial também esteve presente no debate, sendo representado por Catarina Nascimento Albertin, que na ocasião defendeu a desospitalização por melhorar a qualidade de vida dos pacientes, incentivando a implantação das redes de convívio social.

Durante a discussão, o Colegiado do CES levantou pontos importantes para o aperfeiçoamento nos serviços e atendimentos voltados ao cuidado em Saúde Mental, entre eles: o acolhimento do SAMU no atendimento de urgência e emergência; a capacitação aos profissionais de saúde; e o estimulo da criação de centros de convivência.