BOLETIM COVID-19 – SES/PE

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que os primeiros exames para o Covid-19 realizados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) confirmaram mais 5 casos do novo coronavírus. Com a confirmação desses casos, o Estado possui agora 7 casos do Covid-19 – os 2 primeiros foram confirmados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. Outros 40 já foram descartados e 44 continuam em investigação, além de 12 prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Com isso, totalizam 103 notificações (detalhes nas tabelas abaixo) entre 25 de fevereiro e a manhã deste sábado (14.03).

Um dos casos confirmados, uma mulher de 97 anos, que está em isolamento domiciliar no Recife, tem relação com os 2 primeiros casos de Covid-19 no Estado, um homem de 71 anos e uma mulher de 66 anos, que continuam em isolamento hospitalar em unidade privada, também residentes na capital e com histórico de viagem para a Itália. A SES-PE informa que a confirmação da idosa configura a transmissão local do vírus. A Secretaria ressalta que não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.

Além disso, entre os 5 casos confirmados neste sábado (14.03), está o primeiro paciente do navio de cruzeiro atracado no Porto do Recife, que não terá detalhes divulgados por solicitação dos responsáveis pelo cruzeiro. Outro paciente da embarcação é considerado suspeito para o Covid-19 e aguarda o resultado do exame. Os outros três confirmados são pessoas com histórico de viagem para Portugal e Itália, todos residentes no Recife (mulher de 60 anos, mulher de 58 anos e homem de 68 anos) e em isolamento domiciliar.

A embarcação permanece ancorada no Porto do Recife e o Governo de Pernambuco já está em diálogo com o Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – responsável sanitária por portos e aeroportos – e com a empresa responsável pelo cruzeiro para elaborar um plano de evacuação do navio e o retorno dos passageiros para seus países e Estados de origem. O governador Paulo Câmara recebeu, durante este sábado (14.03), no Palácio do Campo das Princesas, os cônsules dos EUA e do Reino Unido, responsáveis por 60% do número de passageiros.

DECRETO – Em reunião com o secretariado durante este sábado, o governador Paulo Câmara assinou decreto estadual proibindo a realização de grandes eventos (que reúnam mais de 500 pessoas). A medida tem o objetivo de conter a propagação da doença no Estado.

PREVENÇÃO – A Secretaria reforça a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para o covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território, como o sarampo e a influenza. Os pernambucanos também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news.


Por fim, a SES-PE reafirma que este não é um momento para pânico. O Estado continua vigilante, educando sobre as medidas de prevenção e trabalhando arduamente para atender os casos suspeitos e confirmados, buscando, assim, evitar novos adoecimentos.

 

Informações: SES-PE