CES/PE monitora as ações de enfrentamento da Covid-19 e debate a Saúde com enfoque social e multidisciplinar frente à pandemia
Nesta quarta-feira (20/05), o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizou por webconferência a reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) de Emergências Sanitárias, no intuito de dar continuidade ao monitoramento das ações para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião foram apresentados os dados atualizados sobre a Covid-19 em Pernambuco, sendo debatido a saúde e a sua transversalidade com enfoque social e multidisciplinar para prevenção, assistência frente à pandemia. O encontro contou com a participação da Rede Solidária em Defesa da Vida, representada pela médica epidemiologista e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Ana Brito, e do Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos da SES/PE, George Dimech.
Compreendendo a saúde como direito, o GT de Emergências Sanitárias trouxe para o debate a questão da falta de abastecimento de água nas comunidades e bairros periféricos, que potencialmente influencia o aumento do número de casos de coronavírus. Nesse sentido, destacou a importância da instalação de pontos de água provisórios nas comunidades com urgência, e a necessidade da construção de um Plano de Intervenção com medidas de apoio para a população pernambucana, e a utilização de espaços públicos para criação de um ambiente de acolhimento para pessoas com diagnosticadas com Covid-19 que não podem ficar dentro de suas residências.
Durante a reunião, o colegiado do CES/PE discutiu sobre o adoecimento dos trabalhadores da saúde e a necessidade do levantamento estático do número de óbitos entre os profissionais da saúde; o acolhimento de familiares de pacientes internados com coronavírus devido aos protocolos de isolamento; a testagem periódica dos profissionais de saúde; e o fechamento dos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) e tratamento psicológico durante a pandemia.