CES/PE participa de Seminário de Políticas de Promoção da Equidade

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco esteve presente no “Seminário de Políticas de Promoção da Equidade, Educação Popular em Saúde e Participação Social: Mobilizando para a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. A programação foi realizada em Brasília, entre os dias 07 e 10 de dezembro. Representaram o CES/PE a conselheira estadual de saúde Fátima Menezes e a Secretária Executiva Suzana Assis.

IMG-20141211-WA0011

Suzana Assis (Secretária Executiva) e Fátima Menezes (Conselheira Estadual de Saúde)

O seminário tem como objetivo avaliar a implementação das Políticas de Promoção de Equidade no SUS, de Educação Popular e Controle Social na Saúde.  Além disso, discute estratégias e ações para o fortalecimento da Gestão Participativa no SUS e a mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em 2015.

A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, participou da mesa de abertura e afirmou que todos precisam ser porta-vozes do Sistema Único de Saúde. “É preciso garantir a equidade, a qualidade e a universalidade do SUS”, enfatizou.

12dez_09_seminario2

Maria do Socorro (Presidente do CNS)

Participaram do evento o diretor de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Pontual, a secretária substituta de Gestão Estratégica e Participativa, Kátia Souto e o coordenador geral de Apoio a Gestão Participativa e ao Controle Social, Osvaldo Peralta Bonetti, além dos conselheiros de saúde, movimentos sociais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), Comitês de Equidade e Participação Social (LGBT, População Negra, População em Situação de Rua, Campo, Floresta e Águas, Educação Popular e Controle Social).

As discussões seguem com mesas sobre participação social, políticas de equidade e educação popular e debates nos grupos de trabalho regionais, que, além da avaliação, irão propor diretrizes para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, como para a operacionalização das políticas de equidade e participação social para os próximos anos.

O Seminário foi promovido pelo Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).

fonte: Assessoria de Comunicação do CNS