Notícias

CES/PE publica carta de Apoio à realização da 1ª CNVS

SUS

Em defesa de um SUS público de qualidade,  o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), por meio da lançamento da Carta de Apoio a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – (1ª CNVS), manisfesta a preocupação com o adiamento da conferência e a importância da realização do evento para o primeiro trimestre do ano de 2018.

A realização da Etapa Nacional que tem o objetivo de aprovar as Diretrizes para a Política Nacional de Vigilância em Saúde é essencial para o fortalecimento do SUS. A não realização do evento, no período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017, representa a perda política para o conjunto da sociedade e das instituições comprometidas com a saúde pública de qualidade, prevenção e no cuidado, como também em grande perda financeira para o Estado e, consequentemente, para toda a sociedade brasileira. Além disso, implica no descumprimento do papel do Estado enquanto ente garantidor de bem estar social.

Nesta terça (28/11), às 15h, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará a inauguração da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) 2018. Na ocasião, será lançada a nova data do evento. O ato será transmitido ao vivo pelo facebook do Conselho Nacional de Saúde. 

Segundo o Ministério da Saúde e CNS, o motivo do adiamento é que, durante a licitação, houve recursos das empresas concorrentes, e os prazos legais para a conclusão do processo licitatório inviabilizaram o início no dia 28 de novembro. Além do lançamento da nova data da 1ª CNVS, o conselho tornará público o documento consolidado com as propostas de todas as etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, que começaram a ocorrer em junho deste ano.

 

CARTA DE APOIO À REALIZAÇÃO DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CES/PE