Notícias

Delegação pernambucana participou da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM)

Sob a orientação e acompanhamento da Coordenadora da IV Conferência Estadual de Saúde Mental, Iris Maria, a delegação pernambucana, participou ativamente da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde, a conferência ocorreu de 11 a 14 de Dezembro com o objetivo de discutir, aprovar e deliberar propostas para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental em todo o território nacional.

Com o tema: “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, nossos representantes do estado levaram para o espaço suas vozes e demandas da nossa região para contribuir com políticas efetivas e inclusivas. Além disso, defenderam com paixão as necessidades e direitos das pessoas em busca de um sistema de saúde mental mais justo e abrangente.

Segundo a Coordenadora da IV Conferência Estadual de Saúde Mental e
Conselheira Estadual, Iris Maria: “A conferência nacional de saúde mental foi uma grande acontecimento que favorece o fortalecimento da RAPS brasileira. O tema sugere a manutenção da quebra das correntes manicomiais, por isso, vários coletivos de movimentos sociais de usuários e trabalhadores se opuseram ao financiamento das comunidades terapêuticas. Assim reafirmamos: Por uma sociedade sem manicômios”.