GT de Emergências Sanitárias debate a pandemia da Covid-19 em Pernambuco
Colegiado do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) participou, nesta quarta-feira (22/04), através de Webconferência, da reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) de Emergências Sanitárias, para discussão da pandemia do Coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. O encontro virtual contou com a participação do Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos George Dimech; e da Diretora geral de Gestão do Trabalho da SES, Vanessa Diniz.
Na reunião esteve em debate as informações epidemiológicas de Pernambuco, contemplando os números de casos confirmados nas situações de isolamento domiciliar, recuperados, internamento em UTI, internamento em leito de isolamento e óbitos. Além disso, foram apresentados os números de casos confirmados entre os profissionais da saúde e as medidas para redução de riscos de contaminação.
Os conselheiros e as conselheiras fazem o monitoramento da pandemia em Pernambuco, e na ocasião trouxeram pontos importantes na questão do enfrentamento da Covid-19, entre eles: o reforço de leitos públicos e privados; o cuidado com a contaminação população idosa e a saúde do Sistema Prisional; o fluxo de atendimento nos hospitais do Recife; o índice de contaminação entre profissionais da saúde e fluxo de entrega dos EPI´S.
No combate à Covid-19, Pernambuco investe na nomeação de 1.967 novos profissionais, entre Médicos, Analistas em Saúde e Assistentes em Saúde; realização de seleção pública simplificada para a contratação de 2.077 profissionais para atender à demanda emergencial dos hospitais no combate ao novo coronavírus; realização de seleção pública simplificada para a contratação de 114 profissionais; e no Programa de Apoio Psicossocial aos trabalhadores da linha de frente no cuidado na pandemia do coronavírus e aos familiares de trabalhadores da saúde vítimas da COVID-19 (em estruturação).
Entre as ações emergências do Governo de Pernambuco para o enfrentamento da Covid-19 estão o tele atendimento, a ampliação de leitos, a aquisição de equipamentos, aquisição de EPIs, contratação de pessoal, nova infraestrutura para Central de Regulação, e ações sociais com população de rua e doações.