GT de Emergências Sanitárias debate sobre a retomada das aulas presenciais em Pernambuco
Aconteceu nesta quarta-feira (26/08), a reunião ampliada do Grupo de Trabalho (GT) de Emergências Sanitárias do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), que contou com a participação do secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. Na ocasião houve a apresentação do Plano Executivo e de convivência para a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas no ano letivo de 2020 e dos protocolos setoriais da Educação. Também foi realizada a atualização dos dados epidemiológicos da Covid-19 em Pernambuco, pelo Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos (SEVS/SES-PE), George Dimech.
Compreendendo que a retomada das aulas presenciais representa uma questão de saúde pública, o GT de Emergências Sanitárias apontou a preocupação com a volta da modalidade presencial nas escolas, devido a confirmação de casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19, e a vulnerabilidade de estudantes e profissionais da educação que tenham doenças pré-existentes (comorbidades). Além disso, ainda há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de transmissão do vírus como o uso do transporte público e a infraestrutura das escolas.
O secretário Fred Amancio afirmou que, até o presente momento, não existe uma previsão de data para o retorno às atividades presenciais. O Governo de Pernambuco compreende que a definição de um novo calendário escolar se dará por meio de dados epidemiológicos fornecidos pela coordenação da SES/PE, sendo o setor educação um dos últimos a retomar suas atividades.
Neste processo, Pernambuco desenvolveu o Plano de Convivência de Retorno às Aulas, que contempla um Protocolo Setorial da Educação. Os estabelecimentos de Ensino deverão seguir o protocolo sanitário, respeitando as orientações para preservação do distanciamento social entre as pessoas, além da adoção das medidas de proteção/prevenção e de efetivo monitoramento das ações e comunicação.
Entre as diretrizes do Plano estão definidos o acolhimento dos estudantes; a revisão e avaliação diagnóstica; o planejamento para reposição das aulas; a programação do calendário escolar, conteúdo e carga horária; o ensino híbrido ( aulas online e presenciais com rodízio de alunos); a busca ativa escolar de crianças e adolescentes com risco de evasão; e a formação de professores.