Oficina de comunicação capacita conselheiros municipais da Mata Sul
O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), por meio da sua Comissão de Comunicação Social e Imprensa, capacitou, na I Oficina de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde, realizada nos dias 13 e 14 deste mês, no Orange Praia Hotel, em Itamaracá, 16 Conselho Municipais de Saúde (CMS), para criação de redes sociais com o intuito de promover a comunicação e fortalecer o controle social.
O evento, que foi realizado em parceira com o Departamento de Informática do SUS (DATA SUS), desenvolveu por meio de uma metodologia prática e participante, as ferramentas da comunicação digital para que os conselheiros municipais de saúde possam colocar em prática o uso das redes sociais digitais.
“Desenvolvemos nessa primeira etapa os municípios oriundos da Mata Sul do Estado, e alguns conselhos convidados. Pretendemos com esta iniciativa qualificar os atores sociais da saúde para formamos uma rede de comunicação entre os conselhos e melhorarmos a difusão das deliberações e notícias dos municípios”, explica o coordenador da Comissão de Comunicação Social e Imprensa, José Ribeiro da Silva.
A oficina, que tinha o tema “Comunicar é Fortalecer o Controle Social”, foi uma continuidade do I Seminário de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde, realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Recife Praia Hotel. Na ocasião a coordenadora geral de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social do Ministério da Saúde (DAGEP/MS), Kátia Souto, elogiou o evento e prontificou-se em apresentar o projeto ao Ministério da Saúde. “Com está iniciativa Pernambuco deverá torna-se referência para os demais Estados do País”, disse.