Plenária do CES/PE debate Saúde da População Negra e indicadores do SISPACTO

WhatsApp Image 2018-11-14 at 19.14.28

A Política Estadual de Saúde Integral da População Negra foi apresentada nesta quarta-feira (14/11), na sede do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE). Participaram da construção do debate a Coordenadora de Atenção à Saúde Negra e às Pessoas com Doença Falciforme (SES/PE), Miranete Arruda; o Coordenador da Associação Pernambucana de Portadores de Anemias Hereditárias, Marcelo Pereira; e Vera Baroni.

WhatsApp Image 2018-11-14 at 19.12.07 (1)

Com cerca de 51% da população brasileira negra, Pernambuco se destaca na implementação dessa Política.  Entre os desafios destacados pela Coordenação  de Atenção à Saúde Negra e às Pessoas com Doença Falciforme, estão: o apoio aos municípios para a municipalização das Políticas de Saúde da População Negra; a implantação da Linha de Cuidado em Doença Falciforme; o trabalho de forma transversal e intersetorial as ações relativas às Políticas de Saúde da População Negra; e ampliar e fortalecer a participação e controle social no Comitê Estadual de Saúde da População Negra.

Segundo Vera Baroni, que pertence à Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco, e homenageada na 8ª Conferência de Estadual de Saúde de Pernambuco, considera essencial e estratégica a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra. “Por ser uma política reparatória para que o País venha a se transformar numa verdadeira democracia, a implementação dessa política específica e estratégica é fruto de uma luta incansável de uma parcela da sociedade, que tinha em seu objetivo maior fazer com que a equidade e a justiça pudessem acontecer na saúde. Uma conquista que não vamos largar mão. O Pernambuco é um Estado com 187 Municípios, mas em menos de cinco Municípios tem implementada a Saúde da População Negra. Ainda é preciso ampliar os trabalhos”, defendeu, Vera Baroni.

WhatsApp Image 2018-11-14 at 19.12.06

No período da tarde, o Pleno apreciou e aprovou dos Indicadores de Pactuação (SISPACTO), das metas de 2017 a 2021. A apresentação foi realizada pela Diretoria Geral de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS, representada por Marlene Souto.

WhatsApp Image 2018-11-14 at 19.12.06 (1)

As demandas das comissões permanentes do CES/PE e da Comissão Organizadora (CORG) da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco,  e as participações dos Conselheiros de Saúde em eventos e atividades externas também foram avaliados no período da tarde.