Pleno do CES/PE delibera a composição do GT da Saúde da População do Campo, Florestas e Águas  

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) debateu sobre a Saúde Integral da População do Campo, Florestas e Águas, na 496ª Reunião Ordinária de Julho, resultando na conformação de um Grupo de Trabalho (GT), que tem como objetivo a elaboração da Minuta da Política Estadual da Saúde Integral da População do Campo, Florestas e Águas.  Participaram da construção do debate a Diretoria Geral de Planejamento (DGP/ SES-PE), representada por Juliana Costa, e o Coletivo Nacional de Saúde do Movimento Sem Terra (MST), representado por Lenna  Menezes.

WhatsApp Image 2018-07-11 at 09.24.46

Na exposição da pauta, Juliana Costa apresentou as ações e objetivos do Comitê de Equidade e Educação popular em Saúde, que é uma instância colegiada de composição mista entre gestão, instituições de ensino, sociedade civil organizada e/ou movimentos sociais e controle social, sendo discutidas as Políticas de Promoção da Equidade e de Educação Popular em Saúde, com composição das Comissões Temáticas em Saúde Integral da População do Campo, Floresta e das Águas; Educação Popular em Saúde; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e práticas populares de cuidado; Saúde da População em Situação de Rua. “O desafio deste Comitê é discutir, implantar e efetivar as políticas que não estão implantadas no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou a técnica da SES.

WhatsApp Image 2018-07-11 at 09.24.46 (2)

A representante do Coletivo Nacional de Saúde do Movimento Sem Terra (MST), Lenna  Menezes, reforçou a importância da implementação da Política Estadual da Saúde Integral da População do Campo, Florestas e Águas, principalmente diante do contexto de vulnerabilidade que passam essas populações. Além disso, a redução de riscos e agravos à saúde decorrente dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas é essencial para a promoção da saúde das populações do campo e da floresta e das águas e para a melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida.

O Pleno deliberou a composição de um GT da Saúde Integral da População do Campo, Florestas e Águas, que realizará mapeamento da saúde da população do campo, floresta e águas no estado Pernambuco e a fará a elaboração da Minuta da Política Estadual de Saúde dos Povos do Campo, Floresta e das Águas,  que será apresentada até dezembro de 2018.