Política Estadual de Saúde das Mulheres é monitorada por GT do CES/PE

O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde das Mulheres do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) esteve reunido hoje(19/09), no Auditório do CES/PE, para dar continuidade no acompanhamento e monitoramento da Política Estadual de Saúde das Mulheres. Na ocasião, as Conselheiras Estaduais de Saúde, técnicas e gestoras da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) analisaram as recomendações do CNS n° 38, que trata do pedido de revogação da Lei 17. 317, de 23 de agosto de 2019, para o cumprimento da política pública de saúde sobre o parto normal como regra.

Durante a reunião, o GT acompanhou a apresentação do Termo de Cooperação técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), realizada pelo representante da OPAS, Mozart Sales.

De acordo com Termo de Cooperação, as mulheres pernambucanas serão as maiores beneficiadas com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero, ações de atenção à saúde sexual e de saúde reprodutiva, e como melhorias na Rede de Atenção obstétrica e neonatal precoce.