CES/PE ACOMPANHA DA APRESENTAÇÃO DO 1º RDQ DE 2021, NA ALEPE

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) participou, na terça-feira (29/06), da Reunião Extraordinária virtual da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), que tratou do 1º Relatório Detalhado Quadrimestral de Saúde de 2021, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A reunião foi dirigida pela deputada Estadual e presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Roberta Arraes e pelo deputado Estadual e vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Isaltino Nascimento.

O Secretário Estadual de Saúde, André Longo, apresentou o Relatório Detalhado Quadrimestral (RDQ), referente ao 1º Quadrimestre de 2021, destacando que o percentual de recursos aplicados em ações e serviços públicos de Saúde em Pernambuco atingiu 15,23%, ultrapassando o piso previsto na Lei Complementar nº 141, que é de 12%. “Pernambuco se destaca no cenário Nacional com a 2ª menor taxa de mortalidade por covid-19 do Brasil, de acordo com levantamento realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), principalmente em abril de 2021. Este é um resultado de um trabalho com muito esforço e dedicação do Governo do Estado e das equipes técnicas da Secretaria Estadual de saúde”, reforçou o secretário.

Para o conselheiro e coordenador da Comissão de Análise e Orçamento do CES/PE, Euclides Monteiro (segmento usuário – Instituto Pró-Cidadania), a SES-PE vem realizando um trabalho importante que beneficia a população pernambucana durante a pandemia do coronavírus. “Gostaria de dizer que a nossa comissão de análise e orçamento realizou o monitoramento do 1º RDQ de 2021 e construiu um parecer para que fosse incluído na plataforma DigiSUS. Na nossa análise do 1º RDQ não tivemos nenhuma proposta de alteração a fazer. Apenas discutimos e deixamos algumas recomendações porque servirão para realizarmos a análise do Relatório Anual de Gestão (RAG) 2021 a ser realizada em 2022”, informou o conselheiro.

📲 Assista a transmissão desta reunião no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=fiuye2j-_ew

Inscrição para o Evento:

CES/PE ACOMPANHA DA APRESENTAÇÃO DO 1º RDQ DE 2021, NA ALEPE