Notícias
Projeto sobre saúde da população LGBT em Pernambuco será apresentado em mostra nacional
O projeto do I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT foi aprovado para apresentação oral na II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (EXPOGEP) que será realizada nos dias 02 a 06 de fevereiro em Brasília/DF. Classificado no eixo “Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade”, o projeto será apresentado no dia 05, quarta-feira, às 14h. Ele trata da experiência do seminário organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco com o tema “Saúde Integral para População LGBT em PE” que foi realizado em três etapas e teve a participação de mais de 300 pessoas vindas dos municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata, Fernando de Noronha, Agreste e Sertão do estado.
A II EXPOGEP oportunizará um grande momento de visibilidade das experiências implementadas, de formulação de conhecimento, de educação permanente para a gestão estratégica e participativa para ampliação da qualidade e do acesso aos serviços e ações do Sistema Único de Saúde. Jair Brandão da ONG GESTOS, conselheiro estadual de saúde e um dos autores do projeto, será o responsável pela apresentação na II EXPOGEP. Ele ressaltou a importância da aprovação: “É de extrema importância não só pra gente, conselheiro, mas para o Conselho também, pois este seminário é único no país em relação a sua proposta e metodologia. Discutir saúde da população LGBT no controle social ainda é um desafio e nós conseguimos envolver Conselhos Municipais, Secretarias de Saúde, sociedade civil entre outros. O resultado foi a sistematização das três etapas e um produto rico que será utilizado pelo Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT de Pernambuco para subsidiar a Política Estadual de Saúde Integral da População LGBT.”
Durante a mostra serão compartilhadas experiências de todas as partes do país nos seguintes eixos: Governança e Regionalização em Saúde, Escuta e Participação Social, Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade, e-Saúde e Informação e Transparência e Controle na Gestão Pública. “Nosso objetivo é que ao compartilhar a experiência do seminário os presentes sintam-se estimulados a replicar em outros estados. Precisamos descentralizar as discussões sobre Saúde Integral da População LGBT para outros conselhos estaduais. Hoje não podemos discutir equidade sem a participação das populações excluídas nas políticas públicas de saúde.”, concluiu Jair Brandão.
Saiba mais sobre a II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (EXPOGEP) e confira a programação em: http://portalsaude.saude.