Saúde da População Negra é debatida em pleno de maio
A Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde em maio foi realizada extraordinariamente na ultima semana do mês. A plenária aconteceu na quinta-feira (29), na sede do CES/PE, das 9h às 17h. Foi apresentada e debatida a Política de Saúde da População Negra no estado. Houve também a aprovação da Ata da reunião nº 436 e a entrega da Ata da 437ª e a devolutiva das comissões formadas pelos conselheiros das ações realizadas nos primeiros meses ano.
No turno da manhã os conselheiros revisaram e aprovaram a pauta da 438ª reunião ordinária. Els também aprovarão a ata do pleno de março e receberam para leitura e posterior aprovação a a ata de abril. Ainda no início da reunião foram justificadas as ausências. A política em pauta desse mês foi a Políticade Saúde da População Negra de Pernambuco. Miranete Arruda, coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra no estado, apresentou a política e as ações realizadas para atender a parcela, que segundo o IBGE, representa mais da metade da população do estado. Ricardo Herculano, conselheiro estadual de saúde, questionou sobre o não preenchimento do quesito “raça/cor” nas fichas médicas. “Essa é uma luta que estamos travando. Alguns médicos ou atendentes preenchem sem perguntar ao paciente e isso é um erro. Esse dado, como todos os outros, tem que ser declarado por quem está sendo atendido.” Afirmou Mirante.
Durante o turno da tarde, os conselheiros estaduais de saúde, analisaram e aprovaram a proposta dde Regimento Eleitoral dos Conselhos Locais apresentada pela Comissão de Assessoramento. Foram decididas ainda pautas administrativas como representações em atividades externas e substituições. As reuniões ordinárias do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco são abertas e acontecem todos os meses, na segunda quarta-feira do mês, na sede do CES/PE. Acompanhe o site e as redes sociais e saiba de todas as atividades.