VIII Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social

O Conselho Estadual de Saúde, em parceira com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Ministério Público de Pernambuco e Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde De Pernambuco, promoveu a VIII Oficina Regional de Orçamento e Finanças para o Controle Social. A oficina foi realizada no município de Gravatá, no Hotel Canárius, entre os dias 18 e 21 de novembro.

DSCN2309[1]

A VIII Oficina Regional de Orçamento e Finanças para o Controle Social atendeu aos conselhos municipais de todas as GERES. Durante a programação houve painéis e debates que buscaram fortalecer o controle social sobre os aspectos orçamentários. Os painéis trataram, entre outras coisas, sobre execução das despesas públicas, participação do cidadão no controle dos recursos públicos e promoção da transferência pública e acesso à informação e dados  públicos.  O coordenador da Comissão de Orçamento, João Batista, espera que com as informações obtidas nas oficinas os conselheiros cobrem dos gestores e fiscalizem a aplicação dos recursos financeiros do SUS para os municípios.

DSCN2314[1]

As Oficinas Regional de Orçamento e Finanças para o Controle Social é uma ação prevista no Plano Anual de Saúde e promovida e assessorada pela Comissão de Orçamento do CES/PE.